Igualdade Racial: Governo nomeia ex-assessora do Sindicato

Preconceito racial é assunto de primeiro escalão do governo. Foi esse o recado do presidente Lula ao criar na última sexta-feira a Secretaria Especial, com status de Ministério, que terá a missão de combater e erradicar o racismo no Brasil.

A Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial será chefiada por Matilde Ribeiro, que até o ano passado assessorava as comissões de mulheres e negros do Sindicato. E a primeira vez que o Brasil ganha um órgão oficial, de primeiro escalão, para tratar da questão racial.

A Secretaria, segundo Matilde, terá o papel de articular o conjunto dos ministérios e coordenará as ações de governo na promoção da igualdade racial e também o diálogo com a sociedade civil. O presidente destacou que a tarefa de erradicar o preconceito racial ex-trapola a criação de ministérios ou de emendas constitucionais. “A coisa é muito mais profunda, está na raiz do nosso e de outros países”, disse Lula.

Cotas – Matilde abordou a polêmica questão das cotas raciais no ensino público. “Este debate, público e amplo é que vai encaminhar o futuro da questão das cotas”, observou.

A secretária já pretende implantar um conselho representativo da sociedade civil.

“Através desse conselho, nós vamos debater qual será o melhor formato de um diálogo mais amplo”, explicou.

Secretaria – Luci Paulino de Aguiar, diretora da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT e do Comitê Sindical na Dana Eichlin é a mais nova componente do governo Lula. A partir da próxima semana ele vai integrar a secretaria-geral da Presidência da República.