MetalCred: Governo vai incentivar cooperativas de crédito
Ao conceder autorização para o funcionamento da MetalCred em março, o Banco Central mostrou sua disposição de incentivar a criação de cooperativas de crédito para que elas possam competir com o sistema financeiro.
Agora, a MetalCred – Cooperativa de Crédito dos Metalúrgicos do ABC, depende apenas de cadastro na Junta Comercial para poder funcionar. A previsão é de mais ou menos 60 dias.
As cooperativas de crédito oferecem financiamento a juros bem menores que os cobrados pelo sistema financeiro e estimulam a geração de renda.
O governo Lula já avisou que além de incentivar a criação de cooperativas de crédito por categoria profissional, como é o caso da MetalCred, também vai regulamentar as cooperativas de crédito abertas ao público em geral.
Projeto nesse sentido já foi preparado pelo PT e aguardava a aprovação da emenda ao artigo 192, que aconteceu na semana passada, quando a Câmara Federal iniciou a votação das leis que regulamentarão o sistema financeiro.
Comparação – As cooperativas estão cobrando juro médio anual de 34%, enquanto o sistema financeiro cobra mais de 90%.
A remuneração do dinheiro aplicado pelos associados nas cooperativas de crédito também mostra vantagem em relação ao mercado. Enquanto a poupança paga 0,5% ao mês mais TR, as cooperativas estão pagando 1% ao mês mais TR.
O presidente da MetalCred, José Vitório Cordeiro Filho, está entusiasmado com a idéia. Ele lembrou que os bancos não gostam das cooperativas de crédito porque elas serão suas concorrentes.
“Existem dezenas de bancos, de financeiras, de agiotas. E nós vamos fazer nossa propaganda dizendo que na cooperativa é mais barato, pois pagamos mais e oferecemos por menos”, concluiu ele.