Sogefi: Acordo reduz jornada e mantém salário

Os trabalhadores na Sogefi, em São Bernardo, iniciaram o mês comemorando a redução da jornada semanal de trabalho de 44 horas para 43 horas, sem redução de salário. Em assembléia realizada na quarta-feira da semana passada, o vice-presidente do Sindicato, José Lopez Feijóo, cumprimentou os companheiros pela conquista.

O acordo feito no ano passado diminui a jornada dos sábados. O primeiro turno, que era das 6h às 13h, passará a ser das 6h às 11h30. E o segundo turno, antes das 13h às 20h, começará às 11h30 e se estenderá até as 17h. Ele prevê ainda a redução da jornada semanal para 42 horas a partir de novembro do próximo ano.

Durante a assembléia, Feijóo ressaltou a importância do trabalhador ter mais tempo livre para fazer o que bem entender.

Ele lembrou que a conquista coincidia com o 1º de Maio. “O Dia do Trabalhador nasceu das greves nos EUA no final do século XIX, que exigiam jornada diária de oito horas e lutavam contra o trabalho infantil”, disse Feijóo.

O dirigente destacou que o movimento foi duramente reprimido, com mortes, prisões e enforcamentos, e a data foi incorporada pelos trabalhadores como dia de luta em defesa de seus direitos.