Organização Sindical: TST reconhece legitimidade do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

O Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, reconheceu que o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC é o legítimo representante dos trabalhadores da Mahle Cofap Anéis, de Mauá. Foi na última quinta-feira, quando julgou processo no qual a empresa pedia que fosse considerada abusiva [irregular] a greve dos trabalhadores realizada em novembro de 2001.

Naquela ocasião, os companheiros pararam contra 70 demissões que incluíam todos os cipeiros, membros do Comitê Sindical e vários metalúrgicos portadores de doença profissional. O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo julgou a greve não abusiva [regular], mas determinou que a representação sindical daqueles companheiros era da turma do racha (ex-diretores que tentam recriar o antigo sindicato em Santo André).

Surpresa – A decisão do TRT surpreendeu. Primeiro, porque os trabalhadores realizaram plebiscito e escolheram o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC como seu representante. Depois, porque em julgamentos semelhantes em outras empresas na região o TRT sempre reconheceu os Metalúrgicos do ABC como representante legal.

“O Tribunal Superior do Trabalho nos restituiu o direito de representação. Na verdade, esse direito foi dado a nós em plebiscito votado pelos trabalhadores. Ou seja, fica valendo a vontade dos companheiros”, disse João Martins Lima, o Tiziu, coordenador da Regional Santo André. Segundo ele, as ações do Sindicato serão retomadas na empresa enquanto representante legítimo dos trabalhadores.