Cooperativa de Crédito: Sindicato aguarda registro da MetalCred
A MetalCred, cooperativa de crédito do Sindicato, já conseguiu autorização para funcionamento junto ao Banco Central. Agora aguarda o cadastramento na Junta Comercial para funcionar.
O diretor do Sindicato, José Vitório Cordeiro Filho, o Zezinho, acredita que a MetalCred passará a funcionar dentro de, no máximo, um mês.
Ele afirmou que todas as exigências foram cumpridas e que aguarda para os próximos dias a liberação dos documentos por parte da Junta Comercial.
Com isso, frisou Zezinho, os metalúrgicos que se associarem à cooperativa poderão ter acesso a um dinheiro bem barato.
As cooperativas de crédito são instituições semelhantes aos bancos, mas sem fins lucrativos. Apesar de concederem empréstimos a juros baixos, elas detém menos de 2% das concessões de crédito no Brasil.
Governo incentiva cooperativa de crédito rural – A novidade que o presidente Lula prometeu para o setor agrícola no próximo mês é o lançamento da cooperativa de crédito rural. O objetivo é baratear os empréstimos aos pequenos agricultores, além de estimular a organização e a solidariedade entre eles.
O governo quer incentivar as cooperativas de crédito em todos os setores, para permitir o acesso de pessoas de menor poder aquisitivo a financiamentos com juros menores que os do mercado financeiro.