Autometal: Mais um trabalhador tem a mão mutilada
O companheiro José Leandro da Silva Magno, de 22 anos, trabalhador na Auto-metal, em Diadema, perdeu os dedos indicador e médio da mão direita em acidente com prensa na última sexta-feira. É o segundo acidente semelhante na base em menos de 10 dias. O outro ocorreu no dia 14, também com mutilação em prensa, na IGP.
O acidente vai apressar os trabalhos da comissão tripartite, responsável pela implementação do acordo de proteção de prensas. “Vamos dar mais rapidez à vistoria nas fábricas que trabalham com prensas. Não é possível tolerar outras mutilações”, afirmou Mauro Soares, diretor do Sindicato do Sindicato.
A máquina que mutilou José Leandro está interditada e ele, internado. O companheiro trabalhava em outro setor da fábrica e estava “emprestado” para fazer o serviço na prensa. Possivelmente, segundo Mauro, José Leandro não tinha o treinamento necessário.
“A empresa terá de cumprir a convenção coletiva de proteção de prensas, adequar e proteger as máquinas, treinar os trabalhadores e implantar o Programa de Prevenção de Risco em Prensas e Similares, dentro dos prazos estabelecidos”, disse Sérgio Nobre, coordenador da Regional Diadema. Ele destacou que os companheiros nas fábricas onde não há representação devem procurar o Sindicato para informar sobre as condições de trabalho.