Formação atinge metas e enfrenta desafios
O Departamento de Formação atingiu e superou as metas determinadas pelo 3º Congresso dos Metalúrgicos do ABC, ao realizar 68 atividades com 12 horas em média; círculos de estudo que atingiram 438 eventos com a participação de 446 dirigentes e militantes e 2.368 frequentadores. Mas precisa superar ainda uma série de desafios. Entre eles aprimorar e consolidar suas atividades, preparar um número maior de formadores voluntários, ampliar seus recursos humanos e materiais e desdobrar a atuação para áreas e temas ainda não trabalhados pelo Departamento.
Estas foram algumas das conclusões apresentadas por Alex Sgreccia, assessor de Formação do Sindicato, na mesa temática Formação sindical, escolarização e qualificação profissional, realizada sábado último como parte das atividades do 4º Congresso dos Metalúrgicos do ABC.
“A Formação não pode mais ser apenas reflexão, mas deve atuar a todo momento”, destacou Marino Vani, secretário de Formação da CNM e membro da mesa. “O governo Lula nos desafia toda hora a apresentarmos nossas propostas. Ele está aprofundando a democracia e temos que aproveitar a oportunidade”, completou Artur Henrique, secretário de Organização da CUT Nacional.