Reformas sindical e trabalhista: Lula cita propostas defendidas pelo Sindicato
O presidente Lula disse que o objetivo principal do Fórum Nacional do Trabalho, aberto ontem em Brasília, é fazer com que mais pessoas sejam incluídas no mercado de trabalho.
No discurso de abertura, Lula defendeu a modernização nas relações entre capital e trabalho, de modo que os trabalhadores tenham seus direitos preservados também como cidadãos.
No mesmo sentido das propostas aprovadas pelo nosso 4º Congresso, o presidente quer que as reformas trabalhista e sindical façam os sindicatos representarem mais pessoas.
Lula defendeu o fortalecimento do movimento sindical e a realização de contratos coletivos de trabalho, duas outras propostas aprovadas pelos metalúrgicos do ABC.
Ele pediu que os sindicatos dêem um salto de qualidade, extrapolando o corporativismo: “O dirigente sindical deve ser o representante legal do trabalhador enquanto cidadão, e também deve defender os interesses daqueles que não estão empregados”.
O ministro do Trabalho, Jaques Wagner, quer que as propostas do fórum também promovam a inclusão social, encontrando um padrão mínimo que regularize o trabalho informal de 40 milhões de trabalhadores.
O Fórum Nacional do Trabalho terá 21 representantes dos trabalhadores e 21 dos empresários, e será mediado pelo governo.
Suas atividades serão direcio-nadas no sentido de apresentar propostas às reformas sindical e trabalhista, que depois de analisadas pelo presidente Lula serão encaminhadas ao Congresso Nacional.