Tabela do Imposto de Renda: Metalúrgicos apresentam propostas amanhã
O auditor fiscal Márcio Ferreira Verdi, coordenador geral de política tributária da Receita Federal, estará amanhã na Sede do Sindicato para ouvir nossas propostas sobre correção da tabela do Imposto de Renda.
Verdi é o responsável pelos estudos sobre o impacto da tributação nas atividades econômicas, e no encontro vai conhecer as reivindicações dos metalúrgicos. Uma delas é que a tabela seja corrigida de acordo com a inflação. “O reajuste salarial que teremos agora na campanha salarial poderá ser corroído pelo imposto”, lembrou o presidente do Sindicato, José Lopez Feijóo (foto).
Outra sugestão a ser feita é a adoção de medidas para distribuir melhor as alíquotas de desconto do imposto sobre as faixas salariais.
Verdi tomará conhecimento do seguinte exemplo:
Ao receber na campanha salarial reposição em torno de 15%, um metalúrgico com salário de R$ 2.100,00 sem dependentes vai passar da faixa de desconto de 15% na fonte para 27,5%. “Se o reajuste não for anual e com base na inflação, nossa luta pela manutenção do poder de compra simplesmente desaparece”, disse Feijóo.
A tabela não é reajustada desde janeiro do ano passado e no governo FHC ficou congelada durante sete anos.
Verdi está recolhendo informações para o projeto de reestru-turação das alíquotas do Imposto de Renda que está sendo elaborado pela Receita Federal. A luta pela correção anual da tabela é uma das decisões do 4º Congresso.