Cartão do Cidadão: Distribuição começa pela Imbrafer
Os companheiros na Aços Imbrafer, em Diadema, foram os primeiros a receber o Cartão do Cidadão através do convênio firmado entre o Sindicato e a CEF – Caixa Econômica Federal.
A entrega do cartão aconteceu sexta-feira, por intermédio de um funcionário da CEF que foi até a fábrica. Por um computador ligado à internet os trabalhadores cadastraram suas senhas no ato do recebimento do cartão.
No mesmo dia, todo o pessoal retirou seu extrato do FGTS. “Todos estavam com os depósitos em dia”, disse Sérgio Nobre, coordenador da Regional Diadema. Ele disse que os trabalhadores devem sempre fiscalizar o recolhimento dos tributos previdenciários por parte das empresas.
O Cartão do Cidadão faz parte da campanha pela carteira assinada que os sindicatos da CUT desenvolvem na região. Trabalhador sem carteira não tem direitos assegurados. E o mau patrão não recolhe tributos previdenciários e impostos. “O FGTS é um programa de transferência de renda importante e os empresários sonegadores retardam o desenvolvimento do País”, explicou Sérgio Nobre.