Polêmica: A liberação da soja transgênica
Medida Provisória assinada pelo governo federal semana passada autorizou o plantio da soja transgênica no Brasil na safra 2003/2004. O ato dividiu o governo. Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, é contra. O ministro Roberto Rodrigues, da Agricultura, é favorável à liberação.
A medida causou também reclamação de entidades ligadas ao meio ambiente e aplausos de produtores, especialmente do Rio Grande do Sul, que já plantavam a soja transgênica, mesmo proibida.
A autorização é polêmica. Os contrários, acham que ela afetará o meio ambiente e a saúde da população. Os favoráveis contam com produtividade e lucros maiores. Com base em informações da Empresa Brasileira de Agropecuá-ria (Embrapa) entenda a polêmica.
>> O que é soja transgênica?
É a soja modificada em laboratório. Tem genes transferidos pelo processo de transformação genética. As características dela variam de acordo com o gene introduzido. Existe soja resistente a herbicidas, resistente a insetos etc.
>> Quais as influências na saúde e no meio ambiente?
Os riscos para a saúde humana ou para o meio ambiente dependem do gene que foi inserido na planta. No caso da soja resistente ao herbicida Roundup (essa que o governo autorizou o plantio), não há nenhum dado científico que mostre influência positiva ou negativa na saúde humana.
>> E as consequências para o meio ambiente?
É provável que a soja trans-gênica resistente ao Roundup não trará nenhum impacto ambiental, diferente da soja convencional que usa muito herbicida. Mas não existe dado científico que comprove.
>> Por que há gente contrária?
Alegam que as plantas transgênicas não foram testados por tempo sufi-ciente para se detectar os possíveis efeitos à saúde e ao am-biente. Outro argumento é que a tecnologia de transgênicos formará monopólios no mercado de produção e distribuição de sementes. Por enquanto só a multinacional Monsanto, que produz o Roundup, tem essas sementes.
>> O que o produtor ganha?
Se espera a redução de custo, melhor controle de pragas e aumento de produtividade.
>> Quais são as vantagens para o consumidor?
São produtos com menos agrotóxicos. A segunda geração de plantas transgênicas deverá trazer qualidade diferenciada, como a soja com óleo de melhor qualidade, maior teor de açúcar e proteínas.
>> O Brasil perderá mercado externo?
Estados Unidos e Argentina já produzem e comercializam a soja transgênica. Existem muitas manifestações contrárias principalmente na Europa, que compra soja brasileira. Não se descarta a possibilidade de alguns países criarem barreiras à entrada de produtos transgênicos.