O preconceito racial está menor no País
O preconceito racial está menor, segundo pesquisa da Fundação Perseu Abramo. De 5 mil entrevistados, 74% manifestaram alguma atitude racista. O resultado é 13 pontos menor em relação a pesquisa semelhante, feita pela Datafolha em 1995, quando o índice foi de 87%.
O assunto ainda é um tabu e as pessoas não assumem seu próprio preconceito. Quando perguntados se há discriminação contra negros no Brasil, 90% responderam que sim, embora 96% tenham dito que não são preconceituosos ou racistas. Em pesquisa semelhante, feita pelo Datafolha em 1995, 88% das pessoas negaram ter algum tipo de preconceito.
Para o sociólogo Gustavo Venturi, coordenador da pesquisa, é difícil identificar as razões para a alteração nos resultados. Segundo ele, tanto pode ter sido provocado por uma mudança de comportamento dos brasileiros quanto por um maior constrangimento em admitir o preconceito. De qualquer forma, Venturi acredita que já é um avanço, que pode produzir mudanças mais profundas.
Outro dado revelado pela pesquisa é a maior aceitação às políticas chamadas afirmativas, como o sistema de cotas para negros nas universidades e no mercado de trabalho.