Saúde: Os remédios são campeões em intoxicação

Ingerido sem necessidade ou por acidente, o que deveria salvar vidas é causa recorde dos casos de envenenamento no Brasil. Um dos dez maiores consumidores de remédios do mundo, o País registra também nos medicamentos a principal causa das intoxicações. Pesquisa divulgada pelo Sistema Na-cional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox) da Fundação Oswaldo Cruz revela que, dos 75 mil brasileiros que sofreram intoxicação em 2001, cerca de 21 mil foram vítimas do mau uso de medicamentos.

Seguindo a lista dos principais vilões intoxicadores, estão os produtos de limpeza, plantas, alimentos e cosméticos. As principais vítimas são as crianças com menos de cinco anos: elas correspondem a cerca de 40% dos atendimentos pelos serviços de saúde. Um dos principais motivos, revela a pesquisa, é a estratégia das indústrias farmacêuticas para conquistar a atenção das crianças: comprimidos coloridos e xaropes doces.

As mulheres também estão entre as principais vítimas de intoxicação por medicamentos, com cerca de 12 mil casos. Esse número corresponde a quase o dobro da intoxicação masculina, que registrou pouco mais de 7 mil ocorrências.

Na lista do Sinitox, entre os medicamentos que mais causam intoxicação, aparecem os antigripais, analgésicos, benzodiazepínicos, antidepressivos e antiinflamatórios. Eles atuam de diferentes formas no organismo, de acordo com os componentes e a quantidade ingerida.