Construção de cisternas: “Uma ação de caráter permanente”
O texto na capa da Tribuna é parte da carta de uma das comunidades beneficiadas pelas cisternas e exprime o valor e a importância dessa ação da categoria.
“Qualifico a doação de dinheiro para construção das cisternas como um dos mais importantes atos de solidariedade já realizados pelos Metalúrgicos do ABC”, disse Raimundo Domingos da Silva, o Rai-mundinho da Comissão de Fábrica na Mercedes, designado pela diretoria do Sindicato para acompanhar o trabalho e prestar contas à categoria.
Em dezembro, quatro atos realizados nas comunidades colocaram o uso da cisterna à disposição das famílias beneficiadas.
O último ato, em Itaíba, em Per-nambuco, contou com a participação do presidente da CUT, Luiz Marinho, e do presidente do Sindicato, José Lopez Feijóo.
Marinho ressaltou que as cisternas vão contribuir para fortalecer a organização das comunidades. “Elas são importantes não só na luta pela sobrevivência com a seca, mas também para a conquista da plena cidadania”, disse.
Feijóo, em seu discurso, disse que a doação cresce de importância porque é uma ação permanente. “A cisterna não é como a comida, que com o tempo se esgota. Ela possibilita a pessoa viver a partir do seu trabalho”, comentou.
A construção de cisternas abre uma nova perspectiva de vida para as comunidades beneficiadas. As águas de janeiro já estão sendo armazenadas, o que significa o início de uma nova vida para essas famílias.
>> 500 cisternas entregues
O trabalho de construção das cisternas é gerenciado pela Articulação do Semi Árido (ASA), que reú-ne centenas de entidades.
Com o dinheiro doado pela categoria na campanha salarial de emergência do ano passado foram construídas 120 cisternas em Remanso e 120 em Casa Nova, na Bahia; 90 em Itaíba e 60 em Pesqueira, em Pernambuco; e 110 em Santana do Ipanema, em Alagoas.
Até o final deste mês a ASA vai enviar o relatório final sobre o dinheiro doado, além de fotos e cópias dos termos de recebimento. “Está tudo documentado e, em fevereiro, vamos fazer a prestação de contas da doação para toda a categoria”, avisou Raimundinho.