A cidade das 100 raças
Na capital paulista convivem cerca de cem etnias diferentes
Os imigrantes foram fundamentais para a construção do Brasil como nação e para a formação da cidade de São Paulo. Dos 5,5 milhões de imigrantes que chegaram ao Brasil entre 1880 e 1980, aproximadamente 2,5 milhões ficaram em São Paulo, o que transformou a cidade em uma vitrine da diversidade racial e cultural. Hoje, segundo levantamento da Agência Brasil, estima-se que existam na capital paulista representantes de cerca de 100 diferentes etnias.
Na época de colônia, o País recebeu portugueses – os pioneiros – espanhóis, holandeses e franceses, entre outros, que aqui se juntaram à grande população indígena. Além disso, mais de seis milhões de negros foram trazidos à força da África para o trabalho escravo, entre os séculos XVI e XIX.
Alterações sócio-econômicas na Europa do século XIX incentivaram a vinda de inúmeros imigrantes ao Brasil. No século XX, foram as revoluções no Leste Europeu, guerras mundiais, massacres e perseguições políticas, religiosas e étnicas os principais fatores que impulsionaram a imigração.