Contra a precarização no trabalho, carteira assinada
O Sindicato vai retomar a campanha da carteira assinada defla-grada em maio do ano passado. A idéia é sensibilizar a categoria para o problema, receber denúncias de empresas que contratam e não assinam a carteira e procurar uma solução negociada.
“Apesar de termos revertido várias situações nas quais as empresas contrataram formalmente os trabalhadores, as denúncias continuam a chegar”, disse Sérgio Nobre, coordenador da Regional Diadema, explicando o motivo da retomada da campanha.
O Sindicato também vai intensificar o cadastro dos metalúrgicos para o recebimento do Cartão do Cidadão, aquele emitido pela Caixa Econômica Federal que, entre outros benefícios, facilita o acompanhamento dos depósitos do Fundo de Garantia.
Todos os levantamentos indicam que no Brasil metade dos trabalhadores não têm registro em carteira. Aqui no ABC, segundo o Dieese, são perto de 150 mil sem o registro, o que configura um escândalo.
“A precarização do trabalho começa aí”, comenta Nobre.
>> Resultado depende da sua participação
Para que a campanha pela carteira assinada continue a obter sucesso é necessário que os trabalhadores participem, denunciando a situação de trabalho precário. As denúncias podem ser feitas na Sede, pelo telefone 4128-4200; Regional Diadema, 4066-6468; e na Regional Santo André, 4992-3052.