Como funciona o Programa
A aula inaugural de ontem coube a representantes da Unisol, Subseção Dieese e Sindicato. Ela foi de sensibilização. Isto é, os jovens receberam orientação sobre o projeto, seu funcionamento e método.
Os 75 alunos da Unisol terão de cumprir 446 horas de aula, divididas por períodos que vão das 8h às 14h35, de segunda a sexta-feira. A carga total está separada em 150 horas básicas (com aulas de sensibilização, valores humanos, ética e cidadania, educação ambiental e informática), 200 horas de qualificação prática em campo (que é a especialidade de cada entidade. A Unisol, por exemplo, ficou com eletricidade básica e extrusão plástica) e 96 horas de oficinas (especializadas para direcionar no mercado).
Esses 75 alunos foram divididos em duas turmas: metade ficará na Regional Diadema e a outra na Plasticooper. A separação ocorre porque só a Regional tem capacidade para dar aulas de eletricidade e a Plasticooper de extrusão básica. Após 100 horas de qualificação, as turmas serão trocadas, para que os dois grupos tenham ambas as formações.
Cada um dos 992 alunos do ABC receberá bolsa de R$ 150,00 mensais durante os quatro meses de curso, pagas pelo governo federal.