1º de Maio: CUT apresenta pauta
Uma reunião na sede do Die-ese amanhã entre técnicos e dirigentes sindicais irá preparar o lançamento nacional da campanha Trabalhar menos para que todos trabalhem, que vai ocorrer no início de março. A campanha é um dos pontos que compõem a pauta da CUT para esse ano e que vai marcar as mobilizações do 1º de Maio.
A idéia é colocar a pauta em debate com a sociedade, promover manifestações, audiências públicas, seminário, encontros com os poderes públicos e mobilizações.
A nova campanha pela redução da jornada prevê um abaixo-assinado que se encerra em 1º de maio e que será encaminhado para os poderes executivo, legislativo e judiciário. O objetivo é pressionar a votação da Emenda Constitucional nº 393/01, já aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.
Para a CUT, só com luta e mobilização será possível ver a proposta definitivamente aprovada no Congresso. Assim como durante o processo Constituinte em 1988, quando as mobilizações conseguiram reduzir a jornada de 48 horas para 44 horas, agora será necessário, mais uma vez, novo esforço.
>> Eixos
Os pontos centrais da pauta da CUT são: Desenvolvimento, Emprego, Salário e Distribuição de Renda; Organização Sindical e ampliação de direitos; novas políticas públicas e sociais, e redefinição do papel do Estado.