Semana Mulher: Começou sindicalização de mulheres

Ato realizado ontem à tarde em frente à Metalúrgica Ática, em Diadema, deu início à campanha de sindicalização de mulheres promovida pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM) da CUT. Hoje haverá sindicalização na MRP em Santo André.

“Nossa idéia é aumentar a conscientização das companheiras para que ocupem lugares nos centros de decisão”, disse Rosi Machado, da Comissão de Mulheres do Sindicato. Ela comentou que, assim como as metalúrgicas assumem postos nas fábricas, devem assumir também no Sindicato, que ainda é um universo masculino.

Para Rosi, é necessário fazer crescer a participação das mulheres à medida que cresce a participação feminina no mundo do trabalho. “Caso contrário, corremos o risco de fazer da atividade sindical uma ação descolada das reais necessidades das companheiras”, explicou.

Participação
Com a associação das mulheres, Rosi espera maior participação feminina no Sindicato. Ela disse que ser sócia, ou sócio, é assumir uma atitude política de querer participar da vida da categoria e do Sindicato e de mostrar preocupação com os problemas da sociedade.

“Ser sócia é acreditar na união como forma de enfrentar as adversidades e acumular forças para as conquistas”, disse ela.

Além do ganho político em ser associada, a trabalhadora metalúrgica passa a ter acesso também a dezenas de convênios nas áreas educacional, médica e odontológica. A campanha de sindicalização das metalúrgicas se estende até agosto. Fique sócia! Procure um representante do Sindicato no seu local de trabalho, vá à Sede ou às Regionais Diadema e Santo André.