8 anos sem Imposto Sindical
Metalúrgico do ABC está livre do imposto sindical por mais um ano. A medida foi uma das primeiras que o Sindicato colocou em prática para questionar a estrutura sindical vigente.
>> Metalúrgicos não pagam
Pelo oitavo ano consecutivo os metalúrgicos do ABC estão livres do imposto sindical. O imposto é descontado dos demais trabalhadores brasileiros todo o mês de março.
“Trata-se de uma conquista da categoria e do nosso Sindicato. Sempre lutamos por independência e autonomia da entidade frente ao Estado ao enfrentar uma legislação ultrapassada, da qual se beneficiam entidades sindicais sem nenhuma representatividade”, afirmou o presidente do Sindicato José Lopez Feijóo .
A suspensão do desconto nos holerites dos metalúrgicos é decisão da Justiça Federal de São Paulo, que atendeu representação do Sindicato. O questionamento do imposto, na prática, vem desde 1986, quando o dinheiro descontado era devolvido. A proposta de reforma sindical prevê a extinção do imposto sindical gradativamente nos próximos três anos.
A partir de 1997 os metalúrgicos ficaram isentos definitivamente, atendendo decisão do 2º Congresso da categoria que aprovou o fim da cobrança já na folha de pagamento. O imposto equivale a um dia de trabalho.
“Fomos pioneiros ao abolir todas as taxas cobradas compulsoriamente do trabalhador”, disse o presidente do Sindicato. Ele lembrou que a entidade mantém sua estrutura somente com a mensalidade sindical, que é uma opção do trabalhador e paga de maneira expontânea.