Volkswagen: Alas 11 e 14 param produção
Cerca de 1700 trabalhadores das alas 11 e 14 (montagem final) na Volks, em São Bernardo, pararam a produção por duas vezes ontem para realizar assembléias onde discutiram a falta de pessoal na área.
Durante as paralisações, que duraram duas horas e ocorreram das 6h às 7h e das 15h às 16h, o diretor do Sindicato e funcionário na empresa, Francisco Duarte de Lima, o Alemão, comentou que se a produção foi prejudicada pelo ato, a culpa era da própria Volks.
“Se a empresa tivesse sentado conosco para resolver o problema como pedimos, isto não teria acontecido”, disse o dirigente. “Como eles não querem conversa, aqui vai um recado: essa manifestação é só o começo da nossa mobilização. É necessário aumentar o efetivo da montagem final”, completou.
Alemão explicou que falta gente na ala 14 porque a Volks foi reduzindo o número de trabalhadores lá: onde tinha quatro companheiros em uma operação, deixaram três e às vezes só dois. Enquanto isso, 306 trabalhadores no Centro de Formação e Estudos (CFE) querem voltar a seus postos de trabalho na fábrica.
“É simples resolver o problema. Basta transferir estes companheiros para a montagem final”, destacou Alemão. E se não tiver gente suficiente para suprir a falta de trabalhadores na montagem final, que a empresa contrate pessoas de fora”, concluiu.