Carteira Assinada: Campanha ganha Estado

Com a presença do ministro do Trabalho, Ricardo Berzoini, o delegado do trabalho de São Paulo, Guiba Navarro, lança amanhã a campanha pela carteira assinada.

Com isso, campanha semelhante iniciada ano passado pelo nosso Sindicato vai se espalhar por todo o Estado.

Guiba, ex-presidente do Sindicato, disse que a campanha pretende ser um instrumento de inclusão social que, ao mesmo tempo, ajude a combater o deficit da Previdência Social.

“Mais que construir alternativas de emprego, queremos empregos decentes”, disse o delegado do trabalho.

Ele comentou que a DRT, junto com os conselhos sindicais, já planejou e definiu as ações para combater a falta de registro em carteira e as diversas formas de precarização da contratação de trabalhadores.

“Vamos agir em parceria com o Ministério Público do Trabalho e o Ministério da Previdência Social”, concluiu.

>> Cartão cidadão

Na categoria, a campanha conseguiu reverter várias situações de trabalho precário.

Empresas que tinham trabalhadores sem registro elaboraram um calendário de con-tratações, enquanto outras empresas romperam seus contratos com as coopergatos, as cooperativas fraudulentas.

As empresas que se recusaram a regularizar a situação de todos os trabalhadores foram denunciadas ao Ministério Público do Trabalho.

Uma das ações da campanha foi cobrar a emissão do cartão cidadão, mecanismo pelo qual o trabalhador pode conferir se a empresa cumpre suas obrigações, como o recolhimento do FGTS.

Ontem foi a vez dos trabalhadores na Tecnart, em Diadema, receberem o cartão cidadão. “O cartão ajuda a fiscalizar o cumprimento de nossos direitos”, disse Maria Celina Bezerra da Silva (foto), auxiliar no setor de embalagens da empresa.