Eluma: Plebiscito começa hoje

Os trabalhadores na Eluma Capuava, de Santo André, vão às urnas hoje para escolher, em plebiscito, a sua representação sindical. Na Eluma Utinga o plebiscito será realizado quinta-feira. Os companheiros de todos os turnos deverão votar, sejam ou não sócios.

A iniciativa do plebiscito foi dos próprios trabalhadores que organizaram um abaixo-assinado no começo do ano. Além de uma série de reclamações, as negociações mal feitas de PLR no ano passado pela turma do racha apressaram o pedido.

O abaixo-assinado foi entregue à empresa que convocou uma reunião na Delegacia Regional do Trabalho com o nosso Sindicato e a turma do racha (grupo de ex-diretores que tenta a divisão da categoria), que se recusou a participar da votação.

Na reunião, o plebiscito foi decidido e a empresa reconheceu que a iniciativa partiu dos próprios trabalhadores e que vai acatar seu resultado.

Há oito anos, quando um grupo de ex-diretores começou a tentativa de dividir os metalúrgicos do ABC, o plebiscito em toda a categoria foi apresentado como alternativa de solução da disputa. Esse grupo de ex-diretores, entretanto, preferiu o caminho da Justiça. Apoiados num extenso e complicado processo judicial, eles continuam ocupando as antigas sedes de Santo André e Mauá enquanto o processo tramita em Brasília.

Foram realizados plebiscitos semelhamte em várias fábricas da região, todos eles favoráveis ao nosso Sindicato.