Indústria naval: Recuperação já começou
A Transpetro, empresa de transporte da Petrobrás que administra sua frota de petroleiros, vai gastar R$ 3,5 bilhões na compra de 22 navios para substituir parte da frota até 2010. Detalhe importante do contrato: todas as embarcações devem ser construídas no País e gerar empregos para brasileiros. Fazia 16 anos que a indústria naval nacional de grande porte não recebia encomendas de petroleiros.
No governo FHC, eles eram feitos por estrangeiros beneficiados por impostos mais baratos que os cobrados dos grupos nacionais. Agora, a carga tributária é igual (10%) e as empresas brasileiras mostraram ter capacidade para ganhar a concorrência.
“O governo Lula mudou a prioridade do setor naval”, disse Augusto Mendonça, presidente da Pem Setal, um dos controladores do estaleiro Brasfels.