Formação e qualificação: Vem aí a Universidade do Empreendedor

Nosso Sindicato é uma das entidades participantes do projeto Universidade do Empreendedor, um centro de capacitação e formação de empreendedores já estabelecidos ou que pretendem montar negócios nos setores da indústria, comércio e serviços.

A universidade terá capacidade para 1.800 alunos em cursos gratuitos com duração entre três a 18 meses. Além de matérias curricu-lares, o centro vai ter unidades práticas de ensino em diversos setores como eletrônica, farmácia, mecânica, padaria e roupas.

A universidade também vai dar orientações de como abrir um negócio próprio. Dados do Sindicato da Micro e Pequena Empresa mostram que apenas 50 mil empresas sobrevivem das 450 mil abertas todo ano.

O projeto conta com apoio de várias entidades, instituições públicas e privadas e da Agência de Desenvolvimento do Grande ABC. Um dos participantes é o deputado federal Vicentinho, que está fazendo a articulação com as entidades que possam ser parceiras no projeto.

O diretor do Sindicato, Francisco Duarte, o Alemão, disse que a Universidade vai contribuir com a política de geração de emprego e renda. “É um projeto de formação e qualificação que muda o perfil dos trabalhadores e ajuda na criação e atração de novas empresas”, comentou.