Todos juntos: Plenária define campanha salarial unificada

A CUT São Paulo realiza plenária hoje, das 9h às 18h, com sindicatos dos setores públicos e privado, para fazer um balanço dos acordos do primeiro semestre e traçar a estratégia da Campanha Salarial Unificada do próximo semestre.

A CUT-SP tem 305 sindicatos filiados que representam 68 categorias profissionais. No primeiro semestre negociaram 30 categorias, representando 1 milhão de trabalhadores. Desse total, cerca de 400 mil são funcionários públicos estaduais. No segundo semestre, são 38 categorias, representando 1,5 milhão de trabalhadores, a maioria ligada ao setor privado.

>> Saúde

O governo Alckmin cedeu e vai negociar com o servidores da saúde, parados desde 10 de maio. Antes, a Secretaria da Saúde afirmou que só negociaria com funcionários que não estivessem em greve.

Diante deste absurdo, o sindicato da categoria anunciou que apresentaria queixa-crime contra o secretário da Saúde, Luiz Barata. Com a decisão, o governo recuou.

Mesmo assim, Alckmin disse que descontará os dias parados. Em resposta, os servidores anunciaram a manutenção da greve.

>> Petroleiros

Na Petrobrás, os trabalhadores divulgaram que iam parar suas atividades por 24 horas, em todo o País, a partir da zero hora de hoje, pelo cumprimento do acordo coletivo de 2003.