Infância: Brasil consegue reduzir trabalho infantil
A mobilização social, a participação da imprensa e a mudança de postura da sociedade estão conseguindo combater o trabalho infantil. De acordo com Pedro Américo Furtado de Oliveira, coordenador Nacional do programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil da Organização Internacional do Trabalho (OIT), nos últimos dez anos o Brasil conseguiu reduzir em quase 40% o número de crianças que são empregadas de forma irregular.
Segundo ele, a sociedade passou a reconhecer que o trabalho infantil não é a solução da pobreza mas, sim, um problema a ser enfrentado.
Para o representante da OIT, a situação já foi mais crítica. “O Brasil é um dos únicos países do mundo que vem acumulando histórias de sucesso no enfrentamento e erradicação do trabalho infantil”, afirma ele.
Mesmo assim, no Brasil cerca de 5,4 milhões de crianças entre 5 e 17 anos trabalham de forma irregular e estão longe das salas de aula. (Ver também na coluna da Saúde, na página 3).
>> Jornada
A necessidade do engajamento da sociedade na erradicação das mazelas da infância foi um dos focos da 1º Jornada Cidadã, realizada no ABC em meados de maio.
A próxima etapa da Jornada será um seminário dia 13 de julho para definir linhas gerais de ação de sindicalistas da região para o combate ao trabalho, uso de drogas e a exploração sexual infantil.