Conselho do presidente: “Associe-se a uma cooperativa”

O presidente Lula recomendou ontem que os trabalhadores boicotem os juros altos do sistema financeiro tradicional e procurem as cooperativas de crédito. Ele disse que os juros dos cartões de crédito e empréstimo pessoal são escorchantes, isto é, muito elevados e acima do normal.

Os bancos estão cobrando cerca de 12% nos cartões de crédito, enquanto as financeiras cobram cerca de 16% nos empréstimo pessoais. Lula disse que não entende porque as pessoas não se organizam em cooperativas de crédito, que cobram juros bem menores.

Neste ano, o governo federal passou a incentivar as cooperativas de crédito, permitiu o empréstimo com desconto em folha e obrigou os bancos a destinarem 2% dos depósitos à vista para operações de microcrédito, ações que visam a derrubar os juros.

Mesmo assim, Lula avisou que juros altos e incentivo às cooperativas não se resolvem por meio de leis, e sim por ações. “Nós ainda haveremos de transformar o Brasil num país cooperativista”, afirmou.

Cred ABC e á sua alternativa
Desde julho do ano passado, os metalúrgicos do ABC têm uma alternativa de investimento e para conseguir dinheiro mais barato. A Cred ABC – Cooperativa de Crédito dos Metalúrgicos foi criada na perspectiva de crescimento do sistema cooperativista e do crédito solidário. “Aos poucos, as pessoas vão quebrando a resistência a esse novo sistema e descobrem as vantagens que oferecemos”, afirma José Vitório Cordeiro Filho, o Zezinho, presidente da Cred ABC.

A cooperativa dos metalúrgicos do ABC paga rendimentos maiores que a poupança tradicional e cobra taxa de 2,3% mais TR pelos empréstimos. “O bom do sistema é que temos a chance de criar um projeto nosso, ou seja, do trabalhador fazendo sua poupança, fortalecendo o crédito solidário, porque o sistema financeiro só busca o lucro”, lembrou Zezinho.

A Cred ABC atende na Sede do Sindicato, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.

Atendimento
Rua João Basso, 231 – 1º andar (Sede do Sindicato)
São Bernardo do Campo – SP
Fone: (11) 4128-4200 ramais 4240/4259