Metas do Milênio: Lula pede ajuda à sociedade
Ao abrir ontem a Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, o presidente Lula disse que os brasileiros precisam assumir sua parcela de responsabilidade no combate às desigualdades. Para Lula, a semana será importante para que a sociedade possa extrair o potencial de cada homem, de cada mulher e de cada instituição no cumprimento das metas do milênio.
O presidente disse que, com isso, não está isentando o Estado de suas responsabilidades. “O Estado existe para cumprir suas obrigações. E cada um de nós tem de definir o que podemos fazer enquanto seres humanos”, afirmou.
Lula destacou a importância de se estabelecer uma relação de cooperação entre o governo e a sociedade. “Eu quero saber qual é a ponte que a gente vai fazer entre o cidadão que pode e o que não pode, entre o que sabe e o que não sabe”, explicou ele.
No final, Lula se dirigiu a Oded Grajew, organizador da Semana, e disse que não tem dúvidas de que com a ajuda da sociedade o Brasil conseguirá cumprir as metas do milênio.
“Não tenho dúvidas de que você vai poder chegar ao final do meu mandato e dizer: encontrei um país que cumpriu as metas do milênio porque a sociedade brasileira ajudou a construir”, disse.