O melhor acordo em 12 anos
Os metalúrgicos do ABC lotaram a Sede do Sindicato na assembléia geral do último sábado e aprovaram por unanimidade a proposta negociada com o Grupo 5 (auto-peças, forjarias, indústrias de rebites e de parafusos), que garante o maior aumento real conquistado nos últimos 12 anos em empresas do Grupo pela categoria.
“Esse acordo só foi possível por causa da organização e capacidade de luta dos metalúrgicos do ABC”, comemorou o presidente do Sindicato, José Lopez Feijóo. “É esta capacidade de luta que, a partir de agora, vai pressionar os grupos patronais que ainda não negociaram”, completou.
O acordo aprovado assegura reposição integral da inflação dos últimos 10 meses (diferença entre a data-base do ano passado e a deste ano), que atingiu 5,37%, e mais 4% de aumento real. No total, o reajuste atinge 9,57% e antecipa a data-base para setembro.
Os companheiros também aprovaram por unanimidade o plano de lutas para os metalúrgicos que trabalham nas empresas dos Grupos 9, 10 e Fundição.
Nestes grupos, os patrões ainda não apresentaram nenhuma proposta para acordo.
Controle de extras e terceiras
O acordo do Grupo 5 tem ainda duas conquistas, a exemplo das montadoras.
1) Limite de 30 horas extras por mês e 286 por ano (quem superar as 30 mensais receberá 75% de adicional de segunda a sábado e 130% aos domingos, feriados e dias já compensados).
2) Prestadoras de serviços serão obrigadas a cumprir a legislação trabalhista, previdenciária, de saúde e segurança no trabalho dentro de 180 dias. Quem violar as normas está sujeito a rescisão do contrato.
Entenda o reajuste
Montadoras:
Aumento real de 3,99%
Reposição de 5,77%
Reajuste total de 10%
Grupo 5:
Aumento real de 4%
Reposição de 5,37%
Reajuste total de 9,57%