Análise: PT confirma liderança. PSDB é o segundo
O comportamento dos eleitores no segundo turno foi praticamente igual ao do primeiro.
O PT confirmou sua condição de partido mais votado no País e recebeu 6,9 milhões de votos (16,3 milhões no primeiro turno).
O PSDB veio a seguir, com 6,4 milhões (15,7 milhões no primeiro turno).
Os petistas também conquistaram agora mais prefeituras, 11 no total (400 no primeiro), contra nove dos tucanos (861 no primeiro).
Como a maioria das vitórias do PSDB no segundo turno ocorreu em grandes cidades (cinco capitais das sete disputadas), o partido vai governar municípios que somam 25,6 milhões de eleitores.
Na frente do PT, portanto, que concorreu em nove capitais e ganhou três, passando a comandar 17 milhões de eleitores.
Penetração
Apesar de terceiro partido melhor votado, com 1,6 milhão de votos (14,2 milhões no primeiro turno), o PMDB confirmou a tendência de perder a condição de maior partido brasileiro. Mesmo assim levou seis prefeituras no segundo turno.
Já o PDT surpreendeu e foi o quarto colocado, ganhando 1,6 milhão de votos (5,5 milhões no primeiro) e vencendo em cinco cidades (ganhou 297 no primeiro).
O PPS foi outra surpresa, alcançando 780 mil votos (4,9 milhões no primeiro) e quatro prefeituras (300 no primeiro).
O PFL experimentou o maior fracasso de sua história. Perdeu as duas prefeituras que disputou e teve apenas um milhão de votos. No primeiro turno, alcançou 11 milhões de sufrágios e 786 prefeituras. No total, é o quarto mais votado partido brasileiro.