Salário e emprego continuam crescendo
Os empregos e os salários na indústria brasileira estão crescendo mais que no início do Plano Real, que era o recorde anterior de crescimento. É o que revela pesquisa mensal realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O número de vagas aumentou 0,78% em setembro na comparação com agosto. Nos últimos 12 meses, contados até setembro, o emprego na indústria aumentou 8%. “Esse ritmo nunca foi observado desde o início da nossa pesquisa, em 1992”, revelou o economista Flávio Castelo Branco, coordenador do CNI.
Os salários subiram 1,04% em setembro se comparados com agosto. Este é o 18º mês seguido que a pesquisa registra crescimento na renda dos trabalhadores do setor. Os salários de setembro deste ano cresceram 11% em relação aos de setembro do ano passado, diz a pesquisa. Segundo o CNI, desde 1995 não se via um crescimento de dois dígitos neste item.
» Breque
Por outro lado, as vendas da indústria caíram 1,3% ante agosto, as horas trabalhadas tiveram redução de 0,02% e a capacidade de produção da indústria, apesar de estar bem alta em 83%, sofreu um recuo de 0,2%.
Esta pequena queda representa uma acomodação dos indicadores, uma vez que o crescimento dos últimos meses foi considerado forte e dificilmente se manteria nos mesmos níveis.
Castelo Branco faz apenas uma ressalva: os aumentos recentes na taxa de juros ainda não se refletiram nos indicadores, o que só deve ocorrer no ano que vem. Ele observou que se o Banco Central continuar elevando os juros, pode impedir novos investimentos.