Unifesp vem para o ABC
O Ministério da Educação decidiu criar um campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) aqui na região como forma de garantir já no próximo ano vagas gratuitas no ensino superior.
Essa decisão faz com que o funcionamento da universidade federal no ABC não dependa do projeto de lei que está parado no Congresso Nacional.
“Nós não queremos correr riscos de depender da aprovação do projeto”, disse Hélio Honorato, o Helinho, representante dos metalúrgicos no grupo de trabalho do Consórcio Intermunicipal que discute a formatação da universidade.
Ele explicou que a reitoria e o conselho universitário da Unifesp serão transferidos para Santo André: “A universidade está garantida e será do ABC, mas com outro nome”.
Helinho destacou a importância dessa conquista para a região. “Hoje, menos de 10% dos jovens estão matriculados no ensino superior. Desse total, apenas 20% frequentam faculdades públicas”, disse.
Cursos, centros e pesquisas
A Unifesp é conhecida pelo grau de excelência na área de Saúde e, para se instalar o ABC, vai passar por um processo de reestruturação e atuar em mais áreas.
No próximo ano serão abertas vagas para o curso de Pedagogia. Em 2006 passam a funcionar os cursos nas áreas de Tecnologia, Humanas e Ciências Sociais.
A universidade também vai abrigar três centros de pesquisa, o de Tecnologias e Indústria, Educação e Humanas e Ciências Aplicadas.
A Unifesp vai ter laboratório integrado às empresas e programas de formação, pesquisa e extensão em parceria com empresas e universidades.
Em cinco anos a universidade vai atender a 20 mil estudantes em graduação, 2.500 em cursos de mestrado e 1.000 em doutorado.