Peões: A história por quem a fez

Pessoas comuns que participaram das greves do ABC nos anos de 1979 e 80 e que conviveram com o presidente Lula na época contam um trecho da recente história do País em Peões, filme que terá sua pré-estréia na próxima terça-feira, em São Bernardo.

O estilo único de Eduardo Coutinho, diretor de Peões, tira de dezenas de depoimentos o que pensavam e queriam os metalúrgicos com o movimento. Desta forma ele reconstitui aqueles fatos que marcaram a história brasileira pela reorganização do movimento sindical à ampliação da luta contra a ditadura militar.

Peões foi motivado pelo olhar do cineasta nas manifestações dos metalúrgicos. “Me perguntava onde estão agora as pessoas que participaram daqueles momentos? O que pensavam na época e agora? Qual suas trajetórias de vida nesses 20 anos? É isso o que o filme tenta resgatar”, disse Coutinho, autor do premiado Cabra Marcado para Morrer.

Esse é o primeiro documentário do cineasta sobre trabalhadores urbanos. Com ele, percebeu que a trajetória de uma boa parte dos metalúrgicos é idêntica: vieram do interior ou do Nordeste e muitos conseguiram o primeiro ou segundo emprego nas grandes fábricas. “São trabalhadores que não têm discurso pronto, falam a verdade, são solidários e trazem ainda a emoção viva daqueles momentos”, enfatiza o cineasta.

As entrevistas trazem ainda muito da vida de seus personagens 20 anos depois e também cenas de manifestações da época.

Uma idéia e dois filmes

Coutinho conta que junto com João Moreira Salles, outro documentarista, tiveram a idéia original de fazer um filme apenas sobre a campanha presidencial de Lula em 2002, também ouvindo metalúrgicos.

“Lula nos disse que sua campanha era histórica e que ele (Lula) se existe, é porque houve tudo aquilo no ABC (as grandes greves)”, afirma Coutinho, explicando que daí surgiu a idéia para dois filmes, Peões (dele) e Entreatos, de Salles, que retrata Lula durante o mês que antecedeu sua vitória na campanha eleitoral de 2002.

O filme de Salles mostra o então candidato Lula em situações cotidianas em casa, no barbeiro etc, e também em momentos decisivos da campanha, antes do primeiro e do segundo turnos e no momento em que ele é avisado da vitória.

Os dois filmes têm estréia nacional dia 26.

Assista Peões terça-feira

Você é convidado do Sindicato para a primeira exibição de Peões terça-feira, dia 23, às 19h30 ou 21h30, no Cinemark do Extra Anchieta.

Os convites são limitados e devem ser retirados no Departamento de Imprensa do Sindicato, na Sede, em São Bernardo, até segunda-feira, das 9h às 18h.