Marcha sobre Brasília: Tabela corrigida e salário aumenta
O governo decidiu aumentar para R$ 300,00 o valor do salário mínimo a partir de maio de 2005 e corrigir em 10% a tabela do Imposto de Renda a partir de janeiro.
O anúncio foi feito pelo presidente Lula durante reunião com os representantes das centrais sindicais ontem, logo após a chegada da Marcha sobre Brasília. O reajuste do mínimo significa um ganho de 9,3% acima da inflação.
O presidente do Sindicato, José Lopez Feijóo, considerou tímida a correção de 10% na tabela, mas frisou que embora o índice não corresponda à reivindicação dos trabalhadores, representa um passo para seu descongelamento, ao mesmo tempo que a mobilização fez o Executivo se posicionar em relação ao tema. “Deixamos claro para o presidente Lula e para o ministro Antonio Palocci que vamos insistir para que a defasagem na tabela do IR não se aprofunde”, disse o dirigente.
Feijóo lembrou que continua na mão de Palocci a reivindicação de zerar as perdas na tabela com a inflação dos quatro anos do governo Lula. “Dessa luta não abriremos mão”, garantiu Feijóo.