Metalúrgico do ABC assume presidência do Sebrae

“Estou honrado e emocionado com o avanço democrático que permitiu que a presidência do Sebrae seja ocupada, pela primeira vez, por um ex-operário. Essa condição representa o aprendizado e a visão que milhões de trabalhadores e empresários acumularam na produção diária. Tal experiência certamente se refletirá nos passos largos com que o Sebrae seguirá avançando”.

Com estas palavras, o ex-tesoureiro do Sindicato, Paulo Okamotto, tomou posse como novo presidente do Sebrae, órgão governamental de apoio à pequena e média empresa, que este ano conta com orçamento aproximado de R$ 1 bilhão e que mantém convênios com a ADS para empreendimentos solidários e está discutindo apoio à Unisol.

O presidente Lula, companheiro de Okamotto na diretoria do Sindicato, participou da cerimônia de posse junto com seus principais ministros, inúmeros deputados, senadores, representantes de associações de trabalhadores, de empresários e de órgãos governamentais.

“Neste governo, todos estão sendo chamados a enfrentar com vigor alguns desafios que ameaçavam pôr em xeque nosso futuro como nação: a fome, o desemprego, a exclusão social e outros problemas crônicos”, disse Okamotto em seu discurso. “O Sebrae responde a essa chamada”, prosseguiu. 

Nova lei

Ele lembrou que apesar de sua importância para o desenvolvimento econômico e social do País, as micro e pequenas empresas ainda enfrentam graves problemas de produtividade, de competitividade e de falência. Um de seus desafios, revelou, é reverter esse quadro.

“Um avanço é o projeto de lei da pré-empresa, encaminhado pelo governo ao Congresso, e que tem enorme importância no combate à informalidade”, salientou Okamotto, num apelo à sua aprovação que, segundo ele, representará uma virada no campo das políticas públicas direcionadas para os pequenos negócios.

Ex-diretor

Paulo Okamotto tem 49 anos e trabalhou na Inbrac como fresador de ferramentaria. Entrou para a diretoria do Sindicato em 1981 como tesoureiro, no primeiro mandato de Jair Meneguelli, que atualmente preside o Sesi. Cumpriu outros dois mandatos na diretoria como segundo-secretário e diretor do Departamento Jurídico.

Raio-x do Sistema

O Sistema Sebrae conta com 4.500 funcionários diretos e cerca de dez mil consultores externos.

Funciona em 600 postos distribuídos por todo o País, atuando em mais de 80% dos municípios brasileiros.

Entre 2003 e no ano passado, o Sebrae atendeu cerca de seis milhões de empresas e empreendedores, em orientação empresarial, consultorias ou cursos de capacitação.

O Sebrae também trabalha para aumentar a participação das micro e pequenas empresas na exportação, na diversificação e na promoção da qualidade dos produtos.

Compromisso reforçado

Lula destacou que seu governo vai continuar a priorizar os micro e pequenos empresários para que tenham maior facilidade em obter crédito e receber assistência gerencial e técnica.

Ele reafirmou que as pequenas empresas desempenham papel fundamental na economia, pois geram mais da metade dos empregos formais urbanos e representam a grande maioria das empresas em funcionamento no País.

Segundo o Sebrae, existem mais de 12 milhões de empreendimentos no Brasil, que empregam 30 milhões de trabalhadores.