Editorial: Valorizar a cultura afro-brasileira e a luta por igualdade

Estamos diante de grandes desafios para 2005. Para avançar na luta por igualdade precisamos planejar nossas estratégias.

Como este é o Ano Nacional de Promoção da Igualdade Racial, a Comissão de Combate ao Racismo dos Metalúrgicos traçou uma pauta de ação para o período.

São seis grandes metas que pretendemos agir e debater neste ano:

1) Programa Brasil Quilombola.

2) Inclusão com desenvolvimento econômico para a população negra.

3) Capacitação para operar políticas de promoção da igualdade racial.

4) Inclusão da população negra no sistema educacional.

5) Cultura negra e combate à intolerância religiosa.

6) Saúde da população negra.

Outra tarefa é fazer cumprir a lei 10.639/03, que instituiu o ensino de História e Cultura da África e dos Afrodescendentes na grade curricular dos ensinos fundamental e médio das escolas.

Para tanto, a Comissão quer montar grupos para promover diálogos sobre a luta racial e entender como se dá o preconceito no Brasil, além de compreender o papel do negro na formação da sociedade brasileira.

Vamos arregaçar as mangas em nome da causa herdada dos nossos antepassados. Os militantes não desanimarão nunca. Sabemos que eles trazem a inspiração de luta e dedicação.

O nosso sonho é tornar possível a criação de mecanismos para forjar uma nova sociedade, um outro Brasil e, porque não dizer, um mundo melhor. Participe das atividades da Comissão.