Começa processo eleitoral

Centenas de metalúrgicos do ABC estiveram na Sede no último domingo para participar da assembléia que abriu o processo eleitoral do Sindicato. O secretário-geral Tarcísio Secoli iniciou o encontro anunciando as fábricas e o número de membros de cada Comitê Sindical de Empresa (CSE).

Pela proposta da direção do Sindicato, aprovada sem qualquer voto contrário ou abstenção, os CSEs estarão em 99 fábricas e na Associação dos Metalúrgicos Aposentados do ABC (AMA-ABC). Assim, serão 100 comitês que reunirão 251 metalúrgicos (17 mulheres).

“Começamos com 67 CSEs, passamos a 78 comitês e agora chegamos a 100”, lembrou o presidente nacional da CUT e ex-presidente do Sindicato, Luiz Marinho. “Esse crescimento mostra o acerto de nosso modelo de organização”, completou.

1º turno em abril

A assembléia aprovou ainda os nomes que comporão a Comissão Eleitoral que conduzirá o processo de renovação da diretoria do Sindicato. Alfredo Alves Cavalcante, o Alfredinho, ex-diretor do Sindicato e trabalhador na Ford, será o presidente.

Os demais membros são Adão Pereira dos Santos, Panex; Nivaldo Francisco Forres, Mercedes; Edson Andreoli, Toyota; e Antonio Sérgio Virgílio, o Serginho, Volks.

Nenhum deles poderá participar das eleições. Sua função será garantir a transparência do pleito. Segundo Alfredinho, nos próximos dias eles se reúnem com o Departamento Jurídico do Sindicato para definir detalhes finais.

No próximo dia 28 (segunda-feira da semana que vem) será publicado o edital com as normas do pleito. No dia 1º de março começa o prazo de registro de chapa, processo que irá até 7 de março. O primeiro turno da eleição nas fábricas será dias 12 e 13 de abril. O segundo turno, quando serão escolhidos os membros do conselho da executiva, nos dias 31 de maio e 1º de junho.