ABR: Pauta defende melhorias e respeito

Os trabalhadores na ABR, em São Bernardo, deram dois dias para a empresa atender pauta de reivindicações aprovada durante assembléia realizada ontem pela manhã.

Os companheiros querem melhorar o convênio médico, aumentar o valor da cesta básica, mais qualidade e valor reduzido das refeições.

Além disso, exigem a reintegração do cipeiro Manoel, demitido arbitrariamente pela luta por um ambiente de trabalho seguro. Junto com a pauta de reivindicações, o pessoal entregou aviso de greve.

A empresa alega que demitiu o cipeiro para conter despesas. Mas, contraditoriamente, oferece acerto de salário até o final de seu mandato, inclusive o tempo de carência. Além do atendimento da pauta, a mobilização dos trabalhadores é também para acabar com a truculência da empresa.

Existe inclusive denúncia, que o Sindicato está apurando, sobre o comportamento de chefe que deixou trabalhador trancado em uma sala como forma de castigo. aso a denúncia seja comprovada, o Sindicato vai acionar o chefe e a empresa na Justiça com ação de dano moral.

Justiça reintegra cipeiro na B.Grob

Por determinação da Justiça do Trabalho, o cipeiro Luis Sergio Batista de Oliveira, o Pica-Pau, foi reintegrado ontem à sua função de mecânico hidráulico na B.Grob, em São Bernardo, depois de 378 dias afastado.

“A decisão da Justiça confirma a vontade dos trabalhadores de ver Pica-Pau exercer sua função de cipeiro”, comemorou José Paulo Nogueira, diretor do Sindicato.

Ele espera que, a partir de agora, a empresa deixe de perseguir o cipeiro, que foi demitido antes do início do processo eleitoral para a CIPA e só concorreu depois que o Sindicato conseguiu liminar.

Zé Paulo afirmou que o gesto dos trabalhadores de ir às urnas e tornar o companheiro o mais votado do processo foi essencial para a reintegração.

“Agora os companheiros precisam apoiar Pica-Pau na luta por mais democracia no chão de fábrica, além de melhores condições de trabalho na empresa”, alertou.