Pesquisa em célula-tronco: Nova esperança para a vida

A Câmara Federal aprovou na quarta-feira projeto regulamentando o uso de células-tronco para pesquisa e terapia. É a chamada Lei da Biossegurança, que prevê também o plantio de produtos transgênicos.

As pesquisas mostram que essas células têm capacidade de substituir lesões de um tecido doente, abrindo possibilidade de, por exemplo, recuperar um coração necrosado ou um fígado com cirrose.

Como o projeto já havia sido aprovado pelo Senado, o nova lei passa a valer assim que for sancionada pelo presidente Lula. Leia na página 3 um tira-dúvidas sobre o tema.

Nova esperança: Entenda o que é célula-tronco

. O que são células-tronco?
As células-tronco são células humanas primitivas que, além de se dividirem em cópias idênticas de si mesmas, podem se transformar em células específicas como as do tecido nervoso, do coração, do fígado, da próstata etc. Isso se chama diferenciação. Existe um tipo de célula-tronco que têm maior capacidade de diferenciação que as outras. São as células-tronco embrionárias, encontradas em embriões feitos em laboratório.

. O que é a terapia com células-tronco?
É uma nova forma de tratar doenças e lesões através da substituição de tecidos doentes por células-tronco que irão formar novas células sadias.
O tratamento com células-tronco poderá curar, no futuro, muitas doenças que hoje são incuráveis, causadas pela morte ou mau funcionamento de órgãos e tecidos, entre elas o Mal de Parkinson, Alzheimer, traumatismo da medula espinhal, infarto, queimaduras, diabetes, osteoartrite etc.

. Em que estágio estão as pesquisas?
As pesquisas científicas têm demonstrado que essas células, quando implantadas num órgão lesionado, podem multiplicar-se como células daquele órgão e, dessa forma, substituir as lesões por tecido sadio.
Assim, seria possível recuperar uma medula vertebral lesionada num acidente, um coração necrosado por um enfarto, um fígado com cirrose e muitas outras curas que hoje são impossíveis.

. Como conseguir as células-tronco embrionárias?
Nas clínicas especializadas em reprodução humana que fazem a fecundação em laboratório. Elas colhem óvulos e esperma dos futuros pais e fazem a fecundação num tubo de vidro, gerando dezenas de pequenos embriões.
Desses embriões, no máximo os cinco melhores são implantados no útero materno e os demais não são utilizados.

. Qual o destino dos outros embriões?
Os demais embriões ficam congelados nos laboratório sem nenhuma utilidade. É bom ressaltar que eles são uma massa invisivel ao olho nu de duas dezenas de células.

. Porque algumas Igrejas são contra?
As posições são diferentes. A Igreja Católica e a evangélica alegam que a manipulação de células tronco embrionárias significa impedir uma futura vida humana. Para elas, a célula embrionária já é uma vida humana, enquanto para os cientistas a vida humana começa depois que o embrião está o útero materno.

. Por que os cientistas defendem o uso das células-tronco?
Por que os embriões gerados em clínicas e não aproveitados são de má qualidade e não têm potencial de gerar vidas, mas têm capacidade de gerar tecidos e salvar vidas.
A questão que se coloca é se é ético deixar um paciente morrer para preservar embriões que têm como destino o lixo.

. Importar é alternativa
Sem a aprovação do projeto, a alternativa para a pesquisa seria a importação dessas células-tronco congeladas. Sem pesquisa, o Brasil ficaria sem tecnologia própria e, dependente de outros países, pagaria caro por um produto que tem em abundância.

. Dominar a tecnologia
A lei aprovada estabelece padrões para a pesquisa. O que está em jogo é o domínio, por parte do Brasil, de conhecimentos científicos que poderão salvar milhares de vidas e livrar o País de uma enorme dependência tecnológica no futuro.
Assim como os antibióticos foram importa