Agência ABC: Dib rompe acordo e indica novo diretor
O prefeito de São Bernardo Willian Dib, presidente do Consórcio de Prefeitos do ABC, não respeitou acordo para a sucessão na diretoria da Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC e indicará hoje José Aurichio, prefeito de São Caetano, como o novo diretor-geral do órgão.
Quando fundada, em 1998, os sócios que compõem a Agência fizeram um acordo no qual o atual diretor-geral, Jorge Rosa, representante do Pólo Petroquímico, seria substituído por um membro da sociedade civil.
“A Agência foi criada para propor saídas e soluções para o desenvolvimento de todo o ABC. Ter um político no cargo de comando pode comprometer esse objetivo”, alertou Paulo Dias, diretor do Sindicato e representante das entidades de trabalhadores na Agência.
Segundo ele, o temor dos sindicatos é que a próxima gestão abandone projetos em andamento e as discussões com a sociedade civil.
“Acreditamos que a eleição de Aurichio pode representar um retrocesso na relação com a sociedade e um risco de transformar o órgão em instrumento político”, afirmou Dias.
Apesar dos vários sócios (sindicatos, Pólo Petroquímico, universidades e associações comerciais), o voto do presidente do Consórcio de Prefeitos vale 49% de todos os demais.