Alfabetização: Prefeituras definem atuação

As prefeituras da região estão definindo neste mês a participação que terão nos programas de alfabetização de jovens e adultos.

“Esperamos que todas as prefeituras mantenham seus convênios com o MOVA-ABC, que é o movimento que mais atua na região, além de participarem do programa Brasil Alfabetizado do governo federal”, disse o diretor do Sindicato Tarcísio Secoli, coordenador do MOVA-ABC.

Ele comentou que só assim será possível colocar em sala de aula as mais de três mil pessoas cadastradas nas próprias prefeituras.

“Investir na alfabetização de jovens e adultos é ampliar a inclusão social. O contrário significa um retrocesso para a região”, lembrou Tarcísio.

Nos últimos dez anos, mais de 77 mil pessoas passaram pelas aulas do MOVA-ABC, que teve nas prefeituras as grandes parceiras para manter as salas e pagar a ajuda de custo ao monitor.

Este ano, existe também a possibilidade de usar verba de R$ 1,1 milhão do programa Brasil Alfabetizado, encaminhada pelo MOVA-ABC através do Consórcio Intermunicipal.

“Ampliar esse tipo de atendimento é dar passos largos rumo à cidadania plena. Esperamos que as prefeituras façam sua parte”, concluiu.