Comitês Sindicais de Empresa: O Sindicato dentro das fábricas

Nas próximas terça e quarta-feiras, metalúrgicos associados ao Sindicato de 87 empresas, mais os aposentados, vão às urnas para escolher seus representantes nos Comitês Sindicais.

Ao todo são mais de 48 mil trabalhadores com direito a voto, que vão definir a diretoria de base do Sindicato.

Os Comitês Sindicais foram aprovados no 2º Congresso dos Metalúrgicos, em 1997, rompendo os limites estabelecidos até então para a prática sindical.

Esta será a terceira eleição nessa nova forma de estrutura sindical. Em 1999 tivemos 60 Comitês, em seguida 75, e agora caminhamos para 88 representações sindicais dentro das fábricas e junto aos aposentados.

Os Comitês são a consolidação da estrutura sindical que queremos, pois aprofundam a democracia sindical e fortalecem a luta dos trabalhadores. Eles enraizam um Sindicato forte e independente, que por sua vez é uma das grandes garantias que os trabalhadores pode ter.

O Comitê é um ideal coletivo, na luta por melhores condições de vida para nós e nossos filhos. 

88 Comitês Sindicais

Nos dias 12 e 13 de abril, serão instaladas urnas nas 87 empresas e outra na Sede para aposentados. A apuração é dia 14, a partir das 9h, na Sede do Sindicato.

Neste primeiro turno serão eleitos os representantes que formarão a diretoria de base do Sindicato.

No segundo turno, marcado para os dias 31 de maio e 1º de junho, toda a categoria vai escolher o Conselho de Direção do Sindicato. 

Quem e como vota

As urnas serão instaladas dentro das fábricas em locais de fácil acesso.

Pode votar todo metalúrgico com pelo menos seis meses de associação, maior de 16 anos e com as mensalidades quitadas.

É preciso apresentar um documento com foto e a carteirinha do Sindicato.