Montadoras: Produção bate recorde histórico
O setor automobilístico brasileiro nunca produziu tanto em apenas um mês como em março passado. Os trabalhadores nas montadoras bateram o recorde histórico dos 48 anos de existência da indústria no Brasil ao montarem 219 mil veículos.
A quantidade supera em 8 mil unidades a produção de outubro de 1997, mês até agora lembrado como a de maior produção no Brasil e que serviu de chamariz para a enxurrada de investimentos – muitos deles equivocados – em novas fábricas de automóveis no País.
O aumento da produção refletiu no emprego. Em relação ao ano passado, o aumento dos postos de trabalho foi de 12%, passando de 80 mil para 90 mil trabalhadores.
A maior parte do crescimento ocorreu por conta das exportações.
As montadoras faturaram R$ 3 bilhões com vendas ao exterior, 30% mais que no mesmo período no ano passado.
O aumento da atividade econômica no mundo e os acordos de intercâmbio com outros países fechados pelo governo brasileiro devem manter elevado o ritmo das exportações de carros. Por isso, o sindicato das montadoras (Anfavea) vai reivindicar do governo medidas de estímulo vendas para o mercado interno.
Mesmo assim os dirigentes do setor dizem que o crescimento não vai continuar e economistas patronais confirmam a previsão.