Contaminação e poluição: Roupa suja não se lava em casa

Tramitando na Assembléia Legislativa desde 2003, o projeto de lei responsabilizando as empresas pela lavagem dos uniformes de seus empregados já foi aprovado por três comissões e agora segue para ser votado pelo plenário.

Estudos mostram que a lavagem doméstica de uniformes pode contaminar a família do trabalhador pelo contato com produtos perigosos.

Além disso, pode poluir o meio ambiente com o lançamento desses produtos na rede coletora de esgotos.

O projeto já recebeu parecer favorável das comissões de Constituição e Justiça, Relações do Trabalho, e Finanças e Orçamento.

Com a aprovação do projeto, as empresas ficam obrigadas a cuidar da lavagem dos uniformes de seus funcionários, diretamente ou através de terceiros.

No Brasil não existem dados confiáveis, mas estatísticas em  paí-ses europeus apontam casos de contaminação de crianças por fibras de amianto levadas para casa pelas roupas dos pais.

De acordo com o deputado José Zico (PT), autor do projeto, a lavagem de uniformes de empresas que usam produtos nocivos à saúde pretende preservar o trabalhador, sua família e o meio ambiente.

“O projeto também vai sanar um grave omissão da legislação estadual quanto à proteção da saúde do trabalhador e meio ambiente”, explicou ele.