Lançamento de livro no Sindicato

O procurador do Trabalho Raimundo Simão Melo lança amanhã na Sede do Sindicato seu livro Direito Ambiental do Trabalho e a Saúde do Trabalhador.

O livro reproduz em linguagem simples sua tese de doutorado defendida no ano passado na PUC de São Paulo, quando tirou 10 com louvor, a nota máxima. No livro, Raimundo trata de defender a saúde do trabalhador.

Primeiro ele fala da prevenção, detectando riscos ambientais no trabalho e formas de eliminar os riscos que levam ao acidente.

Depois ele aborda as responsabilidades patronais sobre os acidentes e as formas do trabalhador responsabilizar as empresas.

Raimundo disse que o número de acidentes do trabalho no Brasil é alarmante. “Os acidentes matam mais que a aids”, comparou.

Ele explicou que os números oficiais são irreais, já que grande parte dos trabalhadores está na informalidade e muitas empresas não fornecem a CAT de doenças ocupacionais.

Tese começou na Volks

Raimundo disse que sua tese começou a ser preparada a partir de 1975, quando entrou na Volks e lá ficou durante três anos. Depois trabalhou 16 anos no Sindicato, onze dos quais como advogado.

Hoje, ele é procurador no Ministério Público do Trabalho da 15ª Região, em Campinas, que cuida dos processos trabalhistas do interior do Estado.

Para o lançamento do livro haverá um debate entre ele e o professor de Direito na USP, Nelson Mannrich. O ato começará às 19h no Sindicato e todos estão convidados.