Hoje é dia de Luta! Ato na Fiesp
Vamos entregar a pauta de reivindicações da campanha salarial, às 10h, com ato na Fiesp.
Reposição salarial e aumento real
Redução da jornada sem redução salarial
Fim das horas extras e mais empregos
Ampliação das cláusulas sociais
Indústria e PIB crescem
Se os bons resultados dos acordos salariais do primeiro semestre ajudam o alto astral para a campanha salarial, seguem outros dois motivos para aumentar a mobilização.
O nível de atividade da indústria paulista em maio subiu 2,9% na comparação com abril, segundo divulgou ontem a Fiesp. Já o PIB do primeiro trimestre deste ano cresceu 13% em relação ao primeiro trimestre do ano passado.
A pesquisa da Fiesp mostra ainda que as vendas cresceram 3,6% de abril para maio e aumentaram 12,3% sobre maio do ano passado. Um dos motivos é o crédito consignado com desconto das mensalidades em folha de pagamento.
PIB cresce 13%
O PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro somou R$ 438,6 bilhões no primeiro trimestre de 2005, segundo divulgou ontem o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O valor é 13% maior que nos três primeiros meses do ano passado.
PIB é a soma dos bens e serviços produzidos por um país. É formado pela indústria, agropecuária e serviços; pelo consumo das famílias, consumo e investimentos do governo e empresas privadas; além das exportações. Seu valor traduz o comportamento da economia.
Campanha
Conforme o Dieese, 80% dos acordos salariais no primeiro semestre foram maiores que a inflação.
E é nesse embalo que hoje, às 10h, os metalúrgicos da CUT fazem o ato de entrega das pautas da campanha salarial à Fiesp. Reposição salarial e aumento real, redução da jornada sem redução salarial, fim das horas extras e mais empregos e ampliação das cláusulas sociais são os principais eixos da campanha.