A importância do saber popular na construção do conhecimento
Os autores que escrevem a respeito desse tema enfatizam a valorização que os educadores devem atribuir às formas originais do saber de que os grupos populares são portadores.
Segundo eles, não se trata de ignorar nem de desprezar os conhecimentos científicos que vem sendo criados e sistematizados ao longo da história, mas sim reconhecer que as camadas populares desenvolvem coletivamente as suas próprias teorias, as suas próprias formas de apreender e explicar as coisas da vida social e de se posicionar frente a elas.
O conhecimento popular não é simplesmente o senso comum que precisa da ciência para ultrapassar a influência da educação tradicional.
Troca
Do ponto de vista da pedagogia do educador Paulo Freire não se trata disso. O importante é que todas as teorias – das camadas populares e as científicas – devem ser permanentemente criticadas e questionadas em confronto com a prática.
Vinculando-se à prática dos alunos, numa atitude de estudo e aprendizado, o educador recria a teoria a partir da prática, redimensionando seus conceitos a partir das exigências do trabalho, questionando suas análises a partir da realidade concreta em que vivem os trabalhadores e o real estágio de sua consciência de classe.
Enfim, o educador passa a acreditar que o próprio povo é capaz de, à sua maneira, elaborar a teoria que nasce da prática e, assim, traçar o rumo de sua ação.
Departamento de Formação