Mercedes-Benz: Planta de Juiz de Fora não vai fechar
A direção mundial da Mercedes Benz voltou atrás e garantiu o funcionamento da fábrica de Juiz de Fora (MG) até, pelo menos, 2007.
A garantia foi dada pelo diretor mundial Eckhard Cordes ao representante brasileiro no Comitê Mundial dos Trabalhadores, Valter Sanches, diretor do nosso Sindicato.
“Foi uma conquista da luta”, comemorou Sanches. Ele acredita que a posição de manter essa planta funcionando deve-se às manifestações de solidariedade realizadas pelo pessoal de São Bernardo, além dos protestos dos companheiros de Juiz de Fora, que mobilizaram toda a cidade.
Para evitar o fechamento, a partir do próximo mês os trabalhadores passam a montar o modelo Classe C a partir de peças vindas da Alemanha.
Até o início do próximo ano a Mercedes vai definir um novo modelo de carro para ser fabricado em Juiz de Fora. “A direção mundial vai anunciar o novo projeto em um prazo de seis a nove meses”, comentou Sanches.
Para ele, apesar da promessa ser verbal, a montadora desistiu da sua intenção de encerrar as atividades na planta mineira. “O fato da empresa garantir o funcionamento até pelo menos 2007 afasta o temor de que a Mercedes fechasse a planta em dezembro do próximo ano, quando termina seu contrato com o governo do Estado”, explicou.
Ele disse que, até lá, todos os trabalhadores devem permanecer alertas. “Vamos fazer tudo o que for possível para manter os postos de trabalho”, concluiu.