B.Grob pratica ato anti-sindical

Lamentavelmente, temos assistido desde a semana passada a necessidade de o nosso Sindicato promover diversas ações políticas para sensibilizar a B.Grob, do setor de máquinas de São Bernardo, que demitiu sem justa causa um dirigente sindical.

Luis Sérgio, conhecido como Pica-Pau, já fora demitido no início do ano passado, quando estava em início o processo para as eleições da CIPA.

Mediante uma liminar conseguida pelo Departamento Jurídico do nosso Sindicato, ele pode participar das eleições e ser o mais votado para o mandato de 2004/2005.

Porém, ante a intransigência da empresa, que tentou todos os recursos possíveis para não reconhecer a sua eleição e posse, somente no início deste ano foi possível a sua reintegração no emprego.

Mas, os trabalhadores na B. Grob reconheceram no companheiro o seu verdadeiro representante sindical, e não apenas o reelegeram novamente para um novo mandato da CIPA, como também o consagraram como membro do Comitê Sindical de Empresa (CSE), compondo a diretoria plena do nosso Sindicato.

A empresa, porém, apesar da vontade manifestada pelos seus empregados, e ainda que o processo trabalhista esteja em andamento sem uma decisão final, promoveu novamente a sua dispensa. Trata-se de uma prática anti-sindical, contra o direito de representação no local de trabalho, que é regulado pela Convenção nº 135 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que já foi ratificada pelo Brasil.

Sinais no sentido de promover atitudes arbitrárias e ilegais a empresa já havia dado quando, meses atrás, tentou transferir Pica-Pau para os Estados Unidos.

Porém, que fique bem claro para a B.Grob: a categoria está atenta e o Sindicato não irá deixar que a sua forma democrática de organização sindical seja manchada.

Departamento Jurídico